quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Inserção e valorização: em busca de novos espaços de aprenzizagem





Ao analisar o vídeo acima é possível visualizar a importância da família e da comunidade em geral no processo de formação do indivíduo, o quão valoroso é inserir suas vivencias no processo ensino-aprendizagem.
É neste sentido que compreendemos o significado da construção escolar e pessoal como nos sinaliza Hernández (1998, p. 79), ao trabalhar projetos pedagógicos onde a escola busque assessores e parceiros fora da instituição permite aos educandos experimentar não intramuros escolar mais também dá sentido a realidade em que vive este educando.
Nesse processo é valorizado não apenas os possíveis novos espaços de aprendizagem que o rodeia, o sentimento de pertencimento é fortalecido, o sentido de realidade e a reflexão sobre sua experiência do aprender com seus pares e com o mediador torna-se mais significativo.
Desse modo entendo que ao agregar a escola, a família e a comunidade através de projetos bem assessorados por profissionais que são capazes de perceber as atuais tendencias educacionais é uma alternativa para se trabalhar o ser humano na sua totalidade, perpassando pelas dimensões física, afetiva, cognitiva inserindo aí a economia, ou seja, uma educação emancipatória como afirma Libâneo (2009, p. 21).

15 comentários:

  1. Envolver o aluno em atividades que ele possa trazer para a sala de aula elementos do seu cotidiano e suas vivências, torna a construção do conhecimento muito mais prazerosa e significativa.

    ResponderExcluir
  2. Devemos trazer nossa realidade junto com a de nossos aluno para dentro da sala de aula só assim envolvendo eles com seu cotidiano realizaremos trabalhos magnifico . A escola neste contexto, entre o ideal a a realidade do aluno retrata de uma forma simples e clara o que deve ser uma escola, que nós desejamos que sejao lugar onde se faz amigos não se trata só de predio,sala, nem quadros a escola é gente.professor é gente diretor é gente e a escola séra cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. Mônica, essa é uma verdade que precisamos trazer a família para participar do processo de aprendizagem dos alunos bem como trabalhar o ser humano em sua totalidade, pois somente assim poderemos ter um êxito maior no processo de ensino aprendizagem. Precisamos parar de olhar as pessoas somente como seres cognitivos e se esquecer do emocional.

    ResponderExcluir
  4. A inserção da comunidade local na escola ajuda a escola exergar as necessidades que tem cada aluno. A escola não deve ser vista como um nucleo de apoio dissociado da comunidade.

    ResponderExcluir
  5. O discurso é muito significativo. Sem dúvida, o caminho é esse. Todavia, fazendo uma análise do nosso sistema educacional e do aspecto sócio-econômico que leva muitos profissionais a buscar melhores condições de vida e trabalho nos grandes centros urbanos, entendemos que numa comunidade como essa, dificilmente encontraremos pessoas tão gabaritadas. Normalmente os professores locais são pessoas nascidas no povoado e que por uma questão de "vocação" decidem por lecionar em sua terrra.
    Quem mais valorizaria tanto a cultura local? Alguém que veio de fora? De uma outra ralidade?
    Seria o IDEAL mas, mormente, não é o REAL.
    Quem sabe um dia possamos mudar essa realidade. Vamos refletir sobre isso!

    ResponderExcluir
  6. Mônica, o contexto comunidade e escola visa cuidar do cotidiano do aluno não só quando ele esta na escola mais também quando ele estiver em casa, pois as vezes tem situações em que é preciso envolver um com outro pois para realizar um bom trabalho na escola é preciso saber como o aluno ou a comunidade se encontra,ou o que ela busca.Há, e o melhor a comunidade dentro da escola é derrubar barreira pois eles fazem muitas fantazias de como sera o interrior da escola? o que tem por trás dos muros da escola? aqui na minha cidade tem um projeto que busca pais de alunos para fazer parte de eventos a serem realizados na escola para que os pois vejam de perto como são realizados tipo bingo,bazar emfim tudo que é feito na escola é passado pelos pais os quais são escolhidos através de uma eleição.Além de ser maneira legal para os pais saberem de perto como seus filhos estão,eles participam mais do mundo do seu filho dentro da escola é como se os muros não existissem.

    ResponderExcluir
  7. Concordo MÔnica com a inserção da familia na escola, só que não é somente inserir, é preciso manter este relacionamento. Já que focamos em projetos ,por que não trazer esta comunidade para participarem dos projetos, como co-participantes,imagina um projeto sobre como lidar com a violência, só direcionando aos educando, em contra partida a violência esta em seu ambiente,logo , educadores,familia e educandos são atores neste processo de melhoria da convivência.

    ResponderExcluir
  8. De fato é indispensável a inserção da família na escola, percebe-se que ao inserirmos a comunidade na instituição escolar através de projetos que priorizem as necessidades do entorno, há uma satisfação geral. Deste modo, todos são beneficiados e a educação é significativa.

    ResponderExcluir
  9. A união entre família e escola contribui para o sucesso do projeto porque a aprendizagem do educando na escola se torna mais interligada da aprendizagem em outros espaços.

    ResponderExcluir
  10. Por muitas vezes a imagem que se tem da escola é de algo que está separado da sociedade e dessa forma longe dos problemas que a mesma enfrenta. Mas a verdade do cotidiano escolar nos mostra o contrário a escola é a sociedade em si... Ela constrói e é construída pelas ações externas da sociedade e deve sim agir pensando nela.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que todos esses estímulos de valorizar o conhecimento de cada aluno, inserir a família nesse processo educativo, valida mais e mais uma prática libertadora e de respeito ao educando, a sua história de vida e acredito que esse vídeo esboçou perfeitamente essa visão de educação que Paulo Freire idealizou.

    ResponderExcluir
  12. O diálogo da escola com a família e a comunidade é presente em alguns espaços, mas ainda muito escasso. E a inserção da família mais ainda. Essa temática me lembrou a frase:"A educação é ao mesmo tempo promessa e projeto".(Gadotti)
    Mas quando conseguímos realizá-la e o melhor pagamento que um educador pode receber. Ótima escolha esse vídeo.
    BJS!

    ResponderExcluir
  13. A inserção da comunidade na escola é de suma importância, pois, é nesse meio que o indivíduo interage e a partir das informações obtidas pela comunidade que o professor (a) poderá analisar e conhecer um pouco mais sobre a cultura do aluno(a), para que assim, seja desenvolvido um trabalho mais eficaz e que vise o crescimento de toda equipe escolar, da comunidade(no qual a família também faz parte) e principalmente do aluno que é o foco das instituições de ensino. Afinal o aprendizado é construído e constituído através do contato com todo o meio em que o indivíduo interage, através de mediações e troca de experiências.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mônica,

    Esse vídeo é bastante interessante, traz a questão da família e inserção da mesma na comunidade escolar é de fundamental importância essa parceria. Certamente a compreensão da familia em relação ao trabalho que o professor desenvolver no âmbito educacional seria mais claro e compreendido pela sociedade e o professor teria a oportunidade de entender a realidade de cada aluno, no qual se encontra em sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Este vídeo trata basicamente do que mais falamos dentro da universidade: a realidade do aluno. Nele é possível perceber a escola desenvolvendo atividades que fazem parte dessa realidade, que resgata o que aluno vive podendo compartilhar dentro da escola.
    Ese vídeo me lembra muito o projeto da Península que vivenciei na escola que estagiei. Nele a gente trabalhava justamente com tudo que tinha relação com a região da península de itapagipe que era onde estava a escola e onde a maioria dos estudantes moravam. Foi uma experiência muito rica e significativa.
    É possível chegar a conclusão que quanto mais próximo do aluno nos aporximamos e da realidade por ele vivenciada mais sucesso no aprendizado eles podem ter. Sem contar que se os mesmos se sentem motivados e aprendem com prazer.

    ResponderExcluir