O professor português Arlindo Martins, autor do projeto Criar Outra Escola vem através de sua proposta demonstrar possibilidades que permitem aos educadores ir para além da formação castradora e formativa, no sentido de moldar o indivíduo de acordo com o interesse da sociedade.
Educar em conjunto com os outros atores da educação (família e Comunidade) enxergando o real e o ideal refletindo sua práxis é uma maneira de mudar a escola, de transformá-la em espaço de aprendizagem prazerosa. Para Gadotti (2002, p. 49), “Educar é desinstalar. O educador não é aquele que reproduz os sermões prontos acabados, mas aquele que desperta consciência, motiva sua existência”.
É essa inquietude que provocada pelos mediadores da educação quer seja na sala de aula quer seja na gestão, favorecerá a efervescência de ressignificação de conceitos ora arraigados nos educandos produzindo novos conhecimentos.
É nesse sentido que compreendo que projetos envolvendo as mais variadas instituições da sociedade, onde cada um se coloque como educador despertará a motivação intrínseca no ser humano e a educação cederá mais espaço não somente para as possibilidades de libertar e agir mais também de alegria e afeto
Nenhum comentário:
Postar um comentário