COMUNIDADE: RIQUEZA DO CONHECIMENTO AO ALCANÇE DE TODOS!

Quando abordamos o estudo da própria comunidade, muitas pessoas se questionam imediatamente. O que temos de novo pra vê aqui? Já conheço tudo! Que importância tem as crianças saberem da existência do prédio alí da esquina?
É a partir dessas questões que despertamos nos alunos à valorização do meio que etá inserido permitindo-o resguardar a memória da comunidade e se senti parte dela, ator dos fatos atuais podendo relacioná-los com os do passado.
Desse modo, apresento como sugestão cinco vieses que podem ser explorado dentro desta perspectiva:
      I- Patrimônio Histórico: permite trabalhar questões relativas à modernização de uma região, planejamento urbano, técnicas de contrução, relação entre passado e futuro, etc.
      II- Patrimônio Artístico: estimula a valorização da cultura local, avalia o significado da mesma para a comunidade abrindo diálogo para a diversidade da arte universal e registra a identidade local.
      III- Patrimônio Arquitetônico: Possibilita que os alunos compreendam a necessidade da preservação dessa riqueza de informação sobre sua região, bem como as relações com o meio ambiente, as necessidades e inspirações artísticas de cada época.
      IV- Patrimônio Imaterial: este patrimônio está relacionado a formação da identidade da comunidade. É ele que mais instiga o aluno, pois ressalta a importâmcia cultural e o faz sentir-se integrante deste contexto imediatamente conduzindo-o a refletir sobre o meio em que vive e a diversidade das manifestações.
     V- Patrimônio Natural: Possibilita a compreeção do espaço em que vive interdisciplinando conhecimento histórico com geográfico, perpassando por conhecimentos folclóricos, atividades econômicas, turística além estimular a preservação da região em que está inserido.
      E você? Diante dessa colocações, o que pensa a esse respeito?
      Considera importante a necessidade de se estudar mais a partir da realidade da comunidade local?
      Deixe aqui sua opinião! 

4 comentários:

  1. De Lilinho
    Thuca, gostei muito da abordagem que vc faz nesta página. Vejo que realmente é necessário que as pessoas se encontrem, se percebam na prática dos estudos.
    De que serviria saber sobre todo resto do mundo e não compreender sobre o que está a minha volta?
    A educaçaõ deveria trabalhar mais sobre estas questões tão importante na formação dos estudantes.

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  2. Olá Moniquita,
    Olha eu aqui! Bem, achei super interessante esse seu tópico e fiquei aqui pensando: falamos tanto no sentimento de pertencimento, mas muitas vezes esquecemos de pequenos detalhes como estes? E sabe como queremos trabalhor isso? Através de coisas mais distantes, quando na verdade temos tudo muito perto!
    Isso tudo me fez lembrar do filme Escritores da Liberdade. O que aquela professora fez com as alunos foi extamente isso: trabalhar o passado a partir da realidade de cada aluno daquele.
    Parabéns!

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  3. oi MÔNI,SEU BLOG ESTÁ PERFEITO IREI FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE TODOS EM UM SÓ TÁ?

    A VIDA FAMILIAR E ESCOLAR SE COMPLETAM ,POIS REPRESENTAM PONTOS DE APOIO E SUSTENTAÇÃO,NA VIDA DO EDUCANDO,ESSA PARCERIA PRECISA SER MAIOR,QUANTO MAIS FOR A PARCERIA,MELHORES SÃO OS RESULTADOS,NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.
    O CONJUNTO DA FAMÍLIA E OS DEMAIS PROFISSIONAIS,QUE SE RELACIONAM DIRETA OU INDIRETA COM A CRIANÇA É QUE VAI SER O DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DO MESMO.
    UM RELACIONAMENTO ENTRE ESSES TRÊS CONJUNTO,(PIAS,ESCOLA E COMUNIDADE)É FUNDAMENTAL DURANTE O PROCESSO DE INSERÇÃO DA CRIANÇA NA VIDA ESCOLAR, ALÉM DE REPRESENTAR A AÇÃO CONJUNTA RUMO À CONSOLIDAÇÃO DE UMA PEDAGOGIA VOLTADA PARA INFÂNCIA.
    CONCLUSÃO: A FAMÍLIA, A COMUNIDADE, O CONJUNTO ESCOLAR, SÃO FATORES TÃO IMPORTANTE QUE NÃO PODEM ANDAR SEPARADOS,POIS FAZ PARTE DA FORMAÇÃO
    DA CRIANÇA, ADOLESCENTE; ESSE APOIO É FUNDAMENTAL PARA O SEU APRENDIZADO.

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  4. Os nossos alunos precisam conhecer e valorizar todo tipo de patrimônio histórico. O prof. deve conscientizá-los da importância da preservação e também dos registros, no caso do patrimônio imaterial, para que este não se perca no decorrer das gerações.

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